Segurança. Este é um dos principais motivos que fazem as pessoas optarem por morar em condomínio. Afinal, para além dos altos muros, existe uma série de equipamentos tecnológicos que ajudam a proteger os moradores.
Exatamente por isso, nos seis primeiros meses de 2022, os condomínios cariocas investiram mais de R$ 12,34 milhões em segurança.
Apenas na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes, foram aplicados R$ 8,2 milhões.
De acordo com pesquisa realizada em 1.300 condomínios cariocas, o investimento contempla serviços de vigilância, monitoramento, câmeras, instalação de câmeras, equipamentos de segurança, controle de acesso, aluguel de circuito fechado de TV e central de portaria.
No geral, em todo o Brasil, a segurança do condomínio sempre foi um tema complexo para síndicos e administradoras de condomínios.
É fundamental estar sempre atualizado em relação às principais novidades do mercado de segurança e agora, de Inteligência Artificial, para saber o que pode contribuir para os moradores se sentirem mais seguros.
No entanto, muito além de equipamentos e sistemas, existem outros fatores que devem ser levados em consideração para aprimorar a segurança do condomínio.
A seguir, você confere os principais pontos de atenção para garantir a proteção de todos.
Quais são as melhores estratégias para a segurança do condomínio?
ATENÇÃO DE TODOS!
Começamos com uma dica que tira um peso dos ombros de todos os síndicos e serve de alerta para os moradores: a segurança é responsabilidade de todos!
Por isso, todos devem estar sempre atentos ao dia a dia do condomínio.
Mas, todos quem?
- Síndico
- Visitantes
- Moradores
- Funcionários
- Administradora
Apesar do síndico e a administradora do condomínio serem responsáveis pela contratação de empresas de segurança e compra/instalação de equipamentos, os moradores, visitantes e funcionários também têm um papel a cumprir.
Certamente, você já ouviu falar de moradores que deixaram o portão aberto para quem estava atrás, pensando ser um vizinho que não conhecem e, no final, era um criminoso que entrou no condomínio para roubar.
Essa atitude é super perigosa.
Além disso, alguns moradores se sentem ofendidos com a obrigação de informar os dados de identificação de seus visitantes. Mas, e se esse visitante não for tão gente boa assim e se desvirtuar pelos corredores para fazer mal a outra pessoa?
Depois, não tem como colocar essa culpa na conta do síndico. Apesar dele ser o responsável legal pelo condomínio, algumas situações não são de sua responsabilidade.
CONTROLE DE ACESSO
Vamos reforçar a pauta “acesso ao condomínio”. Afinal, muitos crimes acontecem pela porta de entrada, não é?
Atualmente, com as novas tecnologias, o controle de acesso está muito mais rigoroso, sendo feito por meio de cadastros, apresentação de documentos, senhas, tags, biometrias, entre outros.
O acompanhamento periódico do controle de acesso melhora a segurança do condomínio, pois permite identificar e corrigir falhas no sistema.
Essa prática também possibilita a atualização de dados dos moradores e visitantes, além de ajustar os protocolos de segurança conforme necessário.
SAIBA MAIS -> Controle de acesso no condomínio: conheça as falhas e soluções
TREINAMENTO DE SEGURANÇA COM OS MORADORES E FUNCIONÁRIOS
Quando falamos de proteção, o básico é contratar uma empresa para a segurança do condomínio. Mas, se você quer ir além… que tal fazer treinamentos de segurança com os moradores e funcionários?
Para que as medidas de proteção sejam eficazes, é necessário que os moradores colaborem e estejam sempre atentos e prevenidos.
O ideal é que todos participem, incluindo as crianças e idosos.
O treinamento pode abordar os principais procedimentos de segurança existentes, além dos que são utilizados pelo condomínio para emergências, como o uso de extintores de incêndio.
TECNOLOGIA + EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA
Lembra do principal motivo que as pessoas escolhem morar em condomínio? A infinidade de equipamentos de segurança em cada canto do empreendimento!
- Cercas elétricas
- Porteiros ou seguranças 24 horas
- Luzes com sensores de movimento
- Rondas regulares nas áreas comuns
- Extintores de incêndio e mangueiras
- Alarmes de Intrusão de portas/janelas
- Saídas de emergência bem sinalizadas
- Alarmes de fumaça e monóxido de carbono
- Iluminação estratégica em entradas e garagens
- Portões automáticos com controle remoto ou cartões magnéticos
- Sistemas de biometria (impressão digital ou reconhecimento facial)
- Câmeras de vigilância para monitoramento em tempo real e gravação de imagens
No campo da tecnologia, existem algumas ferramentas que estão sendo muito úteis para aprimorar a segurança do condomínio:
- Reconhecimento facial
Utiliza-se de câmeras e algoritmos para identificar as pessoas na entrada do condomínio, excluindo o uso de chaves, senhas e cartões de acesso.
- Biometria
Libera o acesso ao condomínio através do escaneamento das impressões digitais, facial, íris ou voz.
- Portaria remota
Através de uma central de monitoramento à distância, os moradores podem permitir – ou não – o acesso de visitantes e prestadores de serviços.
Com a portaria remota, o condomínio reduz custos e oferece mais comodidade aos moradores.
SAIBA MAIS -> Portaria autônoma no condomínio: como funciona e suas vantagens
AVALIAÇÕES REGULARES
Todo síndico deve ouvir os moradores com frequência, para entender o funcionamento da rotina do condomínio, sejam pontos positivos ou falhas.
Isso pode ser feito nas assembleias condominiais e também, através de formulários ou conversas nos corredores.
Através desse feedback, o síndico pode saber sobre um acontecimento que passou despercebido pela segurança ou por outros moradores.
SAIBA MAIS -> Governo do RJ avalia ceder PMs para segurança privada em condomínios
A segurança do condomínio é uma responsabilidade compartilhada.
Com a implementação de boas práticas e equipamentos adequados, é possível criar um espaço onde todos se sintam protegidos e à vontade!
COMPARTILHAR
WHATSAPPSIMILARES
7 de outubro de 2024 |
Reforma de apartamento: o que um morador de condomínio precisa saber?
Pretende começar uma reforma no seu apartamento? Veja o que é necessário para não causar transtornos no condomínio!
12 de setembro de 2024 |
Energia solar em condomínios: vale a pena investir?
A instalação de tecnologias de energia solar em condomínios é uma alternativa para reduzir gastos, além de cuidar do meio ambiente. Confira se vale a pena investir!