Minimercados em condomínios: vale a pena ter no seu empreendimento?

13 de janeiro de 2025

Se até alguns anos atrás os minimercados em condomínios não eram tão populares assim, agora eles viraram itens essenciais.

  • Faltou um ingrediente para fazer a receita? É só descer no mercadinho.
  • Esqueceu de comprar só um item nas compras do mês? Vai lá rapidinho que encontra! 

Ou seja, a praticidade, segurança, facilidade e a satisfação dos condôminos com as lojas são fatores que contribuíram para sua popularidade.

E essa tendência cresceu no período pós-pandêmico, em que as pessoas necessitavam de alternativas próximas para compras do dia a dia, sem precisar sair de casa.

Desde então, os mercadinhos caíram no gosto dos moradores de condomínios. 

Inclusive, agora muitos lançamentos imobiliários já preveem espaços para a instalação dos minimercados.

Mas os condomínios que ainda não contam com essa opção ainda têm dúvida se essa alternativa é viável para a convivência e finanças do empreendimento.

Por isso, neste conteúdo mostramos tudo que síndicos e moradores precisam saber sobre como montar um minimercado no condomínio.

Como funcionam os minimercados em condomínios?

Os minimercados, também conhecidos como “mercadinhos”, são pequenos espaços de conveniência instalados dentro de condomínios residenciais, oferecendo aos moradores a praticidade de fazer compras sem precisar sair do empreendimento.

A maioria dos minimercados em condomínios funciona no sistema self-service, ou seja, os moradores escolhem os produtos e fazem o pagamento por conta própria.

Para facilitar o processo de compra, são utilizadas máquinas de autoatendimento, aplicativos ou totens onde os moradores escaneiam os produtos e efetuam o pagamento com cartão de crédito, débito ou Pix QR Code.

Os produtos podem variar de um condomínio para outro, mas geralmente inclui alimentos não perecíveis, bebidas, produtos de higiene pessoal, itens de limpeza e outros produtos de uso diário.

A reposição dos produtos é feita regularmente por empresas especializadas, garantindo que o minimercado esteja sempre abastecido.

As vantagens dos mercadinhos nos condomínios

SEGURANÇA PARA CONDÔMINOS 

Para os condôminos, ter um minimercado no condomínio representa mais segurança, ao não precisar sair em horários mais vulneráveis apenas para comprar alguns itens. 

Com a loja de conveniência, basta descer alguns andares e adquirir o que falta, sem sair do prédio.

ABERTO 24H 

Sim, o mercado autônomo do condomínio está disponível a todo momento. 

Dessa forma, independente do horário é possível passar no mercadinho para comprar um docinho, um item de urgência ou até aquele refrigerante que ficou de levar para a festa, mas esqueceu.

Como o pagamento é feito de maneira autônoma, principalmente por maquininhas e QR code, não há necessidade de fechar o estabelecimento por não ter funcionário, por exemplo,

A pessoa pega o que quiser, paga da forma que preferir e sai com o produto em mãos.

VARIEDADE DE PRODUTOS 

Por ser uma conveniência, os minimercados possuem produtos básicos como alimentos, bebidas, produtos de limpeza e higiene. Outros podem ter também itens como pilhas, lâmpadas, velas, pensando nos momentos de emergência, 

E para quem é pai ou mãe de pet que vive em apartamento?

Não precisa se preocupar, porque alguns mercadinhos também costumam ter rações, sachês, petiscos, areia higiênica, etc.

FLEXIBILIDADE

Algumas franquias podem se adaptar à realidade do condomínio em relação aos produtos. 

Dessa forma, os moradores podem sugerir alguns itens que gostariam que tivesse no mercadinho do condomínio. 

Assim, os administradores do espaço conseguem avaliar se a demanda é viável ou não para adicionar esses itens no catálogo de produtos.

VALORIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

Já existem estimativas que dizem que os mercadinhos podem trazer até R$ 50 mil de valorização de imóveis e, consequentemente, a todo empreendimento. 

Essa implantação é vista como um diferencial de destaque para o mercado imobiliário, assim como academia e lavanderia, por exemplo.

Como montar um minimercado no seu condomínio?

Votação em Assembleia Geral Extraordinária

Antes de implementar o minimercado, é essencial convocar uma Assembleia Geral Extraordinária para discutir a ideia com os condôminos. 

Durante a reunião, apresente o projeto, os benefícios e o impacto na rotina do condomínio. Para seguir as normas, a aprovação precisa ser registrada em ata e deve respeitar o quórum definido na convenção condominial. 

Esse passo garante que todos estejam cientes e de acordo com a novidade.

Pesquise e selecione as melhores opções 

Escolher uma boa franquia de minimercado é essencial, por isso dê preferência para empresas com boas recomendações e indicadas por outros profissionais que contrataram e aprovaram a solução.

Analise os custos e verifique se ela se encaixa nas necessidades dos moradores. 

Certifique-se também de que os contratos sejam claros sobre responsabilidades e taxas.

Apresentação da proposta e escolha dos condôminos


Após selecionar algumas opções, compartilhe as propostas com os condôminos, para que eles possam avaliar qual é mais viável. 

As propostas geralmente mostram como o minimercado funcionará, onde estará alocado no empreendimento e seus diferenciais.

É ideal que neste momento os moradores participem e votem quais das opções que o síndico selecionou agradam mais à maioria.

Alvará de funcionamento

Antes de iniciar as atividades, é necessário obter o alvará de funcionamento junto à prefeitura. 

Esse documento atesta que o minimercado está em conformidade com as leis locais. Verifique os requisitos específicos, como instalação elétrica adequada, acessibilidade e segurança contra incêndios. 

Acompanhamento da instalação

Durante a instalação do minimercado, o síndico deve supervisionar as etapas para garantir que tudo esteja conforme o planejado. 

Isso inclui verificar o cumprimento do contrato, qualidade dos equipamentos e integração do sistema de gestão ao condomínio. 

É possível designar o zelador do condomínio para acompanhar o processo e orientar sobre alguma questão estrutural.

Portanto, montar um minimercado em condomínios exige planejamento e organização, desde a votação em assembleia até o gerenciamento após a inauguração. 

Seguindo as etapas apresentadas, o síndico pode implementar essa novidade de forma segura e eficiente, trazendo mais conveniência para os moradores. 

LEIA TAMBÉM → Portaria autônoma no condomínio: como funciona e suas vantagens

COMPARTILHAR

WHATSAPP

SIMILARES

7 de fevereiro de 2025 |

É obrigatória a dedetização no condomínio? Entenda tudo! 

É bem comum que, em determinadas estações do ano, o aparecimento de pragas surja para perturbar o sossego dos moradores e, consequentemente, do síndico.  Baratas, mosquitos, ratos, formigas e pulgas são os mais frequentes, principalmente em cidades com praia e quentes. Por isso, a dedetização no condomínio é de suma importância para manter as dependências […]

23 de janeiro de 2025 |

Eleição de síndico: entenda como funciona para se preparar

A eleição de síndico de condomínio é um grande desafio para quem vai se candidatar para exercer esse papel no condomínio. Afinal, o indivíduo que se dispõe a essa função precisa apresentar suas propostas aos condôminos e convencê-los que a sua gestão pode ser a melhor escolha. E, não vamos mentir, essa parte exige muito […]

Fale com a
Centrimóveis