Não é de hoje que a tecnologia virou a vida de muita gente de cabeça para baixo. Em qualquer lugar que você vá ou qualquer equipamento que compre, tem uma Inteligência Virtual ali.
Inclusive no condomínio, para facilitar a rotina de moradores e funcionários!
Agora, para reservar o salão de festas, os moradores acessam um aplicativo e podem até verificar os dias indisponíveis, sem necessidade de o síndico ter um caderninho de anotações.
O porteiro também não precisa ficar preocupado em receber e guardar uma encomenda do morador, porque elas ficam guardadas em armários inteligentes e só saem de lá quando o próprio morador vai buscar!
Não é demais?
Se você, síndico, ainda não implantou essa tecnologia no seu condomínio, confira aqui alguns motivos para oferecer essa facilidade aos condôminos e tirar essa responsabilidade do porteiro.
Continue a leitura e confira como funciona o sistema de armários inteligentes no condomínio.
O que são armários inteligentes no condomínio?
Pense em um móvel grande e com diversas gavetas. Um armário.
Mas, este não tem chave e, para abrir é exigido a leitura de um QR code ou uma senha.
Os armários inteligentes no condomínio são utilizados para armazenar encomendas, principalmente de quem passa o dia inteiro fora de casa e precisa de um lugar seguro para receber seu pacote.
Por isso, eles estão instalados em diversos lugares, como shoppings, estações de metrô, empresas e em condomínios.
Essa tendência de armários inteligentes no condomínio se intensificou no período da pandemia, aonde grande parte das pessoas estava em casa e o contato era restrito.
Depois, quando as atividades presenciais retornaram, os armários inteligentes foram a salvação para quem passava o dia fora e recebia encomendas constantes.
Mas, como funcionam os armários inteligentes no condomínio?
Tudo depende da empresa contratada, mas no geral, funciona assim:
O morador faz uma compra virtual e quando o pacote chega, algum funcionário do condomínio recebe e deposita em uma gaveta do armário. O funcionário também faz o registro no aplicativo e o morador recebe uma notificação e senha para fazer a retirada da encomenda.
Toda a comunicação dos armários inteligentes é criptografada, mas, por segurança, o síndico fica com uma chave-mestra para abrir os armários em casos de emergência.
Confira o que é necessário para instalar armários inteligentes no condomínio:
- Rede Wi-Fi de qualidade
- Ponto de tomada 110/220v
- Monitoramento de câmera
- Espaço coberto (protegido da chuva)
- Portaria remota/eletrônica no condomínio
Benefícios de implantar armários inteligentes no condomínio
Agora que você já entendeu como essa tecnologia funciona, vamos conhecer alguns motivos para oferecer essa comodidade aos moradores do seu condomínio:
SEGURANÇA E CONTROLE DE ACESSO
Você já passou pela experiência de comprar algo e, por não estar em casa para receber, a encomenda voltou e foi muito difícil resgatá-la?
Pois é, não desejamos essa experiência para ninguém.
Os armários inteligentes oferecem, justamente, segurança na entrega da encomenda.
Além disso, também existe segurança no controle de acesso da encomenda, já que apenas o proprietário do pacote pode fazer a retirada.
REDUÇÃO DE CONGESTIONAMENTO NA PORTARIA
Nem todo condomínio tem uma portaria grande, com bastante espaço. Então, fica complicado deixar várias encomendas em um local que mal cabe o porteiro, não é?
Sendo assim, os armários inteligentes são bons para os porteiros por dois motivos:
- Eles não precisam dividir espaço com uma pilha de encomendas
- Eles não precisam se responsabilizar por encomendas dos condôminos
Além de tudo isso, a portaria também fica mais livre de pessoas que toda hora chegam para buscar seus pacotes.
LOGÍSTICA REVERSA SIMPLIFICADA
Você acha que os armários inteligentes servem apenas para receber encomendas? Ledo engano.
Se o morador comprou uma roupa, por exemplo, e precisa fazer uma troca, também é possível devolver a encomenda no armário para fazer a troca. Neste caso, o morador gera um código, deposita o produto no armário e um entregador o retira e leva para a loja.
PERSONALIZAÇÃO DE ACORDO COM O CONDOMÍNIO
Cada condomínio é diferente e, felizmente, o mercado oferece diversos tipos de armários inteligentes para que os empreendimentos implantem aquele que melhor se adequa ao espaço e rotina de quem mora ali.
VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA
Investir em tecnologia pode aumentar o valor das unidades no condomínio e ser um diferencial para os moradores que pretendem vender seus imóveis, atraindo novos condôminos com mais facilidade.
MONITORAMENTO EM TEMPO REAL
Em alguns armários inteligentes, é possível monitorar em tempo real o status do armário, através de notificações sobre atividades suspeitas ou alguma movimentação não autorizada.
Assim, os moradores podem ficar mais tranquilos quanto aos seus pertences que estão ali guardados.
SAIBA MAIS -> O papel dos armários inteligentes na logística sustentável
Após obter todo esse conhecimento, pode ficar a pergunta: implantar armários inteligentes no condomínio é caro? Bom, depende de diversos fatores, mas, garantimos que é um investimento positivo para todos os condôminos.
Uma alternativa pode ser conferir as contas do condomínio e reduzir outros tipos de gastos para garantir essa tecnologia que vai facilitar a rotina de todos.
SAIBA MAIS -> Como reduzir gastos no condomínio?
COMPARTILHAR
WHATSAPPSIMILARES
18 de novembro de 2024 |
Novo síndico: como começar a gestão com o pé direito?
Vai assumir um condomínio? Veja um guia completo de passos para quem virou o novo síndico do empreendimento.
12 de novembro de 2024 |
Aprenda a fazer a previsão orçamentária do condomínio
Entra e sai ano e existem coisas que não mudam. E entre elas está a realização da previsão orçamentária do condomínio, obrigatória e fundamental para um controle financeiro eficiente. Essa ferramenta é uma maneira planejar quais serão os esforços e investimento que o empreendimento deverá fazer, para garantir que o caixa do condomínio permaneça (ou […]